O cumprimento das medidas protetivas ao contágio do novo Coronavírus aproximou ainda mais os sindicatos e seus representados da tecnologia. A utilização de videoconferências tem permitido inclusive a realização de assembleias para a votação das reivindicações constantes nas campanhas salariais 2020-2021.
A presença da categoria comerciária nestes encontros virtuais demonstra um forte comprometimento dos trabalhadores em participar das atividades dos sindicatos e decidir, unitariamente, questões econômicas e sociais, hoje duplamente ameaçadas pelos impactos da Covid-19. A data-base dos comerciários é 1º de setembro e 1º de outubro (empregados de supermercados). Concessionários também é primeiro de 1º de outubro. Os práticos de farmácia, cuja data-base é 1º de julho, já conquistaram reajuste salarial de 2,35%. Saiba mais no portalfecomerciários.
Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários, observa: “Os meios de comunicação eletrônicos estreitam a relação do sindicato com o trabalhador”.