
O Diretor de Relações Internacionais da Federação e presidente do Sincomerciários de Bragança Paulista, João Peres Fuentes, participou do painel “Saúde, Segurança e Transição Justa. Saúde Mental” na 7ª Conferência Regional de Comércio da UNI Américas, que acontece na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. O evento foi realizado na quarta-feira.
Entre as pautas foi definida a formação do novo Comitê Diretor da UNI Américas, que passa a contar com Márcia Caldas, vice-presidente da Federação, vereadora e presidente do Sincomerciários de São José do Rio Preto, e João Peres Fuentes como novos membros titulares.
João Peres Fuentes esteve presente na mesa em seu painel ao lado de Fabiana Campelo e Rosilania Correia, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Luz Marina Diaz, da UNION Comércio, Colômbia, e Chelsea Connor, Violência de Terceiros.
O painel discutiu as condições de trabalho no comércio, que continuam marcadas por longas jornadas, pressão por desempenho, falta de pausas e riscos ergonômicos. Soma-se a isso uma crescente crise de saúde mental causada pelo estresse, pela vigilância digital e pela insegurança no emprego. A transição justa exige medidas abrangentes de saúde e segurança no trabalho, incluindo políticas específicas para a saúde mental e proteção contra os impactos da automação.