Siga nossas Redes Sociais:
Maio Lilás pela liberdade de associação e atuação sindical
Notícias 15 de Maio, 2025
Maio Lilás pela liberdade de associação e atuação sindical

 

Maio Lilás é o mês que conscientiza a sociedade para a importância da união e participação da classe trabalhadora em atos coletivos para a defesa dos seus direitos, como forma de exercício da liberdade de expressão constitucionalmente garantidos, como a própria liberdade sindical. O mês foi escolhido devido à comemoração ao 1º de Maio (Dia do Trabalho).

Por que lilás? 

A cor lilás é uma homenagem às 129 trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857. Elas reivindicavam salários justos e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido na cor lilás.

Gibi

Com apoio da Fecomerciários e da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do Ministério Público do Trabalho (MPT), um gibi especial chamado “MPT em Quadrinhos” integra a campanha Maio Lilás. Sob a coordenação do MPT, a edição reforça a importância da liberdade de associação e atuação sindical. Leia (e baixe) na seção “Publicações” do Portal da Federação, seção jornais/boletins.  

Cartilhas

Em meio à campanha Maio Lilás, a Federação também lançou a cartilha “Custeio Sindical”. Parceria com a Dra. Zilmara Alencar (Instituto Conecta), a publicação traz um panorama das contribuições, tanto sindical como assistencial, nos âmbitos dos tribunais superiores (TST e STF). É também fonte de consulta a publicação “Atos Antissindicais: O que Fazer?”. Igualmente lançada pelo MPT em alusão ao Maio Lilás, a edição traz orientações para proteger os direitos sindicais e exemplifica atos que interferem na liberdade sindical. Leia (e baixe) ambas na seção “Publicações” do Portal da Federação, seção jornais/boletins. 

Motta

O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz: “É preciso ampliar a conscientização dos trabalhadores sobre a importância dos Sindicatos. Defender a sua entidade de classe é defender a si próprio!”.

Fonte: Fecomerciários
Fale Conosco
Para tirar suas dúvidas, preencha os campos e clique no botão ENVIAR. Logo responderemos suas dúvidas.
Sede Catanduva
Endereço
Rua Recife, 1007 - Centro - Catanduva - SP - 15.801-260
Telefone
(17) 3531 6777 - (17) 9 9633-0586
Whatsapp E-mail
secretaria@sincomeriarioscat.com.br
Horário de Funcionamento
Seg a Sex - 8h30 - 17h30
Subsede - Novo Horizonte
Endereço
Rua Trajano Machado, 404 - Centro - Novo Horizonte - SP - 14.960-064
Telefone
(17) 3543-2251
E-mail
nh@sincomerciarioscat.com.br
Horário de Funcionamento
Seg a Sex - 8h30 - 17h30