
Maio Lilás é o mês que conscientiza a sociedade para a importância da união e participação da classe trabalhadora em atos coletivos para a defesa dos seus direitos, como forma de exercício da liberdade de expressão constitucionalmente garantidos, como a própria liberdade sindical. O mês foi escolhido devido à comemoração ao 1º de Maio (Dia do Trabalho).
Por que lilás?
A cor lilás é uma homenagem às 129 trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857. Elas reivindicavam salários justos e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido na cor lilás.
Gibi
Com apoio da Fecomerciários e da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do Ministério Público do Trabalho (MPT), um gibi especial chamado “MPT em Quadrinhos” integra a campanha Maio Lilás. Sob a coordenação do MPT, a edição reforça a importância da liberdade de associação e atuação sindical. Leia (e baixe) na seção “Publicações” do Portal da Federação, seção jornais/boletins.
Cartilhas
Em meio à campanha Maio Lilás, a Federação também lançou a cartilha “Custeio Sindical”. Parceria com a Dra. Zilmara Alencar (Instituto Conecta), a publicação traz um panorama das contribuições, tanto sindical como assistencial, nos âmbitos dos tribunais superiores (TST e STF). É também fonte de consulta a publicação “Atos Antissindicais: O que Fazer?”. Igualmente lançada pelo MPT em alusão ao Maio Lilás, a edição traz orientações para proteger os direitos sindicais e exemplifica atos que interferem na liberdade sindical. Leia (e baixe) ambas na seção “Publicações” do Portal da Federação, seção jornais/boletins.
Motta
O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz: “É preciso ampliar a conscientização dos trabalhadores sobre a importância dos Sindicatos. Defender a sua entidade de classe é defender a si próprio!”.