Siga nossas Redes Sociais:
Motta defende Redução da Jornada Semanal de Trabalho em Audiência Pública na CCJ do Senado
Notícias 03 de Setembro, 2025
Motta defende Redução da Jornada Semanal de Trabalho em Audiência Pública na CCJ do Senado

 

Sob a presidência do senador Rogério Carvalho (PT/SE), o presidente da CNTC, da Fecomerciários e Deputado Federal, Luiz Carlos Motta, participou, nesta terça-feira, 2, de produtiva Audiência Pública na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

Em pauta, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 148/15, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que trata da gradativa Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 36 horas semanais. A citada redução começaria com uma diminuição para 40 horas, no primeiro ano, e, a partir daí, cairia uma hora por ano até atingir o limite de 36 horas semanais.

Presentes, o senador Paim, o economista do Dieese, Alexandre S. Ferraz, o presidente da Anamatra, Dr. Valter S. Pugliesi, o presidente da CUT/DF, Rodrigo Rodrigues, Pablo Rolim, representante da CNI, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Frentistas de Brasília e diretor na Força Sindical, Willian Ferreira da Silva. 

Trechos do pronunciamento do presidente Motta

“Tenho marcado posição favorável à Redução da Jornada Semanal de Trabalho, Sem Redução Salarial e Sem Horas Extras! O mote desta atuação conjunta, ou seja, na liderança sindical comerciária e como parlamentar, é: “Redução da Jornada Semanal de Trabalho, Sem Redução Salarial, Sem Horas Extras: Onde Menos Vale Mais!”. 

“Queremos preservar a dignidade da pessoa humana, consagrada na Constituição, combater a precarização e proteger o trabalho, o descanso e a saúde”.

“O excesso de jornada está comprometendo a saúde mental dos comerciários e dos trabalhadores que atuam no setor de serviços”.

“Essa redução também tem sido apontada em todo o Planeta como alternativa para enfrentar o desemprego. Defendo que esta redução se configure numa Política Permanente de Geração de Empregos a ser adotada no Brasil”. 

“É preciso frisar a necessidade de serem gerados empregos formais, com todos os direitos garantidos e rigoroso cumprimento da nova jornada estabelecida e sem horas extras. Afinal, o trabalhador tem direito ao descanso, ao convívio familiar, à prática religiosa, à educação e ao lazer! Toda e qualquer forma de trabalho tem de ser digna!”.  

“Considero que para a aprovação da PEC 148 é preciso haver uma ação de articulação nacional, liderada pelo movimento sindical a fim de sensibilizar o Congresso Nacional para a sua aprovação e imediata entrada em vigor!”.

Fonte: Fecomerciários
Fale Conosco
Para tirar suas dúvidas, preencha os campos e clique no botão ENVIAR. Logo responderemos suas dúvidas.
Sede Catanduva
Endereço
Rua Recife, 1007 - Centro - Catanduva - SP - 15.801-260
Telefone
(17) 3531 6777 - (17) 9 9633-0586
Whatsapp E-mail
secretaria@sincomeriarioscat.com.br
Horário de Funcionamento
Seg a Sex - 8h00 - 17h30
Subsede - Novo Horizonte
Endereço
Rua Trajano Machado, 404 - Centro - Novo Horizonte - SP - 14.960-064
Telefone
(17) 3543-2251
E-mail
nh@sincomerciarioscat.com.br
Horário de Funcionamento
Seg a Sex - 8h00 - 17h30