Por Luiz Carlos Motta*
Imagine uma carga horária que se estendia por períodos superiores a 17 horas por dia, em precárias condições de trabalho e sem direitos. Essa era a realidade dos trabalhadores nos Estados Unidos até 1886, quando os protestos em Chicago se espalharam por todo o país. Houve uma greve geral e começaram os confrontos com a polícia que duraram vários dias, deixando um grande número de mortos e feridos. Essa é a origem do 1º de Maio. A data acabou sendo adotada em vários países como o Dia do Trabalho, que celebra as conquistas dos trabalhadores ao longo da história e, também, destaca novas pautas e estratégias para garantia e ampliação dos direitos.
Luta
No Brasil, as conquistas que temos hoje também foram conseguidas com mobilização e sofrimento. E mesmo assim, os avanços aconteceram de forma muito lenta. A cada período os trabalhadores brasileiros vêm enfrentando os mais diferentes desafios. Este ano, o tema da terceira edição do 1º de Maio dos Comerciários, organizado pela Fecomerciários é “O Futuro Depende da Nossa União”. De fato, precisamos manter unidade na luta. Dessa unidade vêm as conquistas. Este ano, as mobilizações vão acontecer durante todo o mês de maio. Nossa base, formada por 72 sindicatos filiados vai realizar eventos para celebrar a data de diferentes maneiras. Serão oportunidades para a reafirmação das nossas reivindicações pelo trinômio: Emprego, Salário e Direitos.
Responsabilidade
A responsabilidade para encontrar saídas para aperfeiçoar os itens que compõem esse trinômio é de todos nós. Na Comissão de Trabalho, da Câmara dos Deputados, onde sou membro titular, continuo debatendo as principais pautas trabalhistas, combate à precarização das relações de trabalho e defesa dos direitos da classe trabalhadora. Cabe a esta Comissão analisar as propostas a serem discutidas em plenário.
Também tenho me empenhado na aprovação de leis para auxiliar os micro e pequenos empresários a obter financiamentos para que continuem funcionando e, assim, contribuam para a geração de empregos e recuperação dos empregos perdidos.
Reflexão e lazer
A data é importante não apenas para reflexão, mas também para usufruir das merecidas horas de lazer do feriado. É o que a Fecomerciários vai fazer no próprio 1º de Maio, quarta-feira. A data se configura como mais um evento inédito da nossa Federação. No Complexo Eco (Centro de Lazer dos Comerciários em Avaré) este ineditismo vai reunir milhares de trabalhadoras e trabalhadores em atos trabalhistas seguidos de muita diversão nas atrações do Eco Blue Acqua Park, a única diversão do gênero mantida por uma entidade sindical. Afinal, o dia é do trabalhador!
Sigamos juntos pela valorização das entidades sindicais, pelo fortalecimento das convenções coletivas e por um salário-mínimo e pisos salariais com poder de compra. Celebremos a nossa data magna. O 1º de Maio nos unifica!
*Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal (PL/SP)