A DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Rio Preto, com 97 municípios, é a que concentra o maior número de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em São Paulo. É o que revelam dados atualizados nesta segunda-feira (10) pelo governo do Estado. A região, que vive escapando por um triz da fase vermelha há semanas, começa a semana com 79% das vagas para o tratamento de pacientes graves ocupadas.
Decréscimo
A DRS de Franca, que ainda está na fase vermelha, era a que apresentava maior perceuntual de leitos de UTI ocupados até este final de semana. Pelos números atualizados, a região está, agora, com 78,7% de taxa de ocupação nas UTIs para Covid. Na semana passada, Franca estava com quase 85% de ocupação.
Boom de casos 1
Com os mais de mil casos contabilizados de contaminação por Covid-19 no último final de semana, Rio Preto teve a semana epidemiológica com maior contágio desde o final de junho. Entre os dias 2 e 8 de agosto, 2.337 pessoas testaram positivo para a doença.
Boom de casos 2
Das seis últimas semanas epidemiológicas, não houve diminuição de casos da Covid. Entre 28 de junho e 4 de julho (899 casos). Entre 5 e 11 de julho (1.291), 12 a 18 de julho (1.398), 19 a 25 de julho (1.431) e 26 de julho a 1º de agosto (1.884).
Recontagem 1
Enquanto isso, a Defensoria Pública de Rio Preto pediu ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) uma recontagem de leitos para atendimento de pacientes com Covid-19 na região de Rio Preto. De acordo com o documento assinado pelos defensores públicos David Quintanilha Failde de Azevedo, Letícia Marquez de Avelar e Júlio César Tanone, um hospital particular de Catanduva teria registrado dados incorretos quanto aos leitos para o tratamento da Covid-19.
Recontagem 2
A informação da Defensoria Pública foi repassada pelo promotor de Justiça André Luiz Nogueira da Cunha, de Catanduva. "Indispensável, portanto, a realização de vistoria, com vistas a aferir o número exato de leitos de enfermaria e UTI efetivamente disponíveis na rede hospitalar da região, a fim de corrigir eventual distorção nas informações constantes da base de dados do Censo Covid", citam no documento.
Fonte: DLNews