![Saiba o que é assédio moral no trabalho e como se prevenir!](https://sincomerciarioscat.com.br/media/noticias/01.jpg)
Segundo o Ministério do Trabalho, “são atos cruéis e desumanos que caracterizam uma atitude violenta e sem ética nas relações do trabalho, praticados na maioria das vezes por um ou mais chefes contra os seus subordinados”. Pode ser cometido contra uma só pessoa ou dirigido a várias, quando é classificado como coletivo. O objetivo do agressor é desestabilizar emocional e profissionalmente a vítima. Pode ter o intuito de forçá-la a se demitir ou criar motivos para demiti-la por insubordinação.
Principais alvos
1) Mulheres e homens por motivo de sua raça ou etnia, orientação sexual, crença religiosa e competência profissional. 2) Jovens recém-admitidos e mulheres com responsabilidades familiares e sem parceiros estáveis. 3) Doentes, acidentados e pessoas com deficiência também costumam ser alvos.
Atos
Todo comportamento abusivo (gesto, palavra e atitude) repetitivo que ameaça a integridade física ou psíquica de uma pessoa é considerado assédio moral. Exemplos: 1) Desmoralizar publicamente o trabalhador. 2) Ameaçar constantemente de demissão. 3) Ignorar a sua presença. 4) Sugerir que peça demissão. 5) Espalhar rumores sobre a sua moral.
O que fazer?
Os companheiros de trabalho devem ser solidários com colegas que sofrem assédio moral; a situação atinge toda a equipe. É importante resistir, pois o medo reforça o comportamento do agressor. Vale anotar os acontecimentos humilhantes (dia, data, hora) e, também, procurar o Sindicato e relatar os fatos. Denúncias no Ministério do Trabalho: https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/home.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, alerta: “Situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes no trabalho, devem ser denunciadas. O sigilo é absoluto. Afinal, está em risco a saúde, a vida e o emprego da vítima”.
Fonte: CNTC