Foi durante o Encontro de Lideranças denominado “Sindicato do Futuro e o Futuro do Sindicato” que o sindicalismo comerciário paulista definiu, recentemente, as ações necessárias para as entidades se inovarem e se transformarem em termos de: 1) Valorização do Sindicato. 2) Comunicação Estratégica. 3) Atuação Sindical Contemporânea e 4) Como ser um Sindicato Forte e Representativo.
Hoje, com essas orientações sendo colocadas em prática pela Fecomerciários e seus 72 Sindicatos Filiados, verifica-se que as estratégias planejadas estão sendo gradativamente executadas com sucesso. Desse modo, elas confirmam que o objetivo planejado está sendo alcançado. Ou seja: discutir o Sindicato de amanhã colocando-o em evidência não somente no campo sindical, mas também cidadão e político. Também se constata hoje que a contemporaneidade do Sindicato e sua luta futura exigem preparo para o enfrentamento da fase tecnológica, com o trabalhador pronto para um amanhã onde coexistam essa tecnologia e as garantias do trabalho, dos direitos e da estrutura sindical renovada.
Motta
O presidente Luiz Carlos Motta diz: “Inovação é palavra de ordem. O futuro depende das atitudes de hoje ao transformarmos os Sindicatos em entidades cada vez mais modernas e representativas”.