O posicionamento unitário da Fecomerciários e seus 72 Sindicatos Filiados pelo fim da escala 6 x 1, e que rendeu efusivos aplausos ao presidente Luiz Carlos Motta durante o seu discurso na nona edição do Dia dos Comerciários (26 de outubro, Avaré), teve o apoio redobrado dos cerca de 3.500 participantes do evento comemorativo ao 30 de outubro, quando o também Deputado Federal informou a imediata conquista de uma deliberação aprovada no 29º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo (12 de setembro, Avaré).
Ou seja: “A inserção de cláusulas alusivas à preservação da Saúde Mental dos Comerciários e dos Práticos de Farmácia nas Convenções Coletivas de Trabalho”, como se viu em Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio Varejista e Atacadista 2025/2026 – Sindicatos Patronais de Base Estadual e Sindicatos Patronais de Base Inorganizada.
O reconhecimento dos comerciários e práticos de farmácia ao citado pronunciamento se deu pelo fato da relação entre os dois assuntos.
Motta
“Uma das causas do adoecimento mental da categoria é a exaustiva jornada semanal de trabalho. Por isso, esta causa une as minhas ações. Ou seja, defendo o fim da Escala 6 x 1 como dirigente e parlamentar”.