Siga nossas Redes Sociais:
Discussão no TST sobre Contribuição Assistencial tem novo encaminhamento
Notícias 28 de Agosto, 2024
Discussão no TST sobre Contribuição Assistencial tem novo encaminhamento

 

Das audiências públicas realizadas no TST dias 22 e 23 de agosto para debater o momento, o local e o modo apropriados para que empregados não sindicalizados exerçam o direito de oposição ao pagamento da Contribuição Assistencial, foi proferido nesta terça-feira, 27, despacho facultando aos expositores das mesmas e aos amici curiae, no prazo comum de 15 dias úteis, a juntada de documentos que entendam necessários para a elucidação da questão de direito tratada neste Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. Transcorridos os 15 dias, o processo será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho, para que lhe seja possibilitada a emissão de parecer conclusivo sobre a matéria discutida no Incidente, igualmente no período de 15 dias úteis. Posteriormente, os autos devem ser incluídos em pauta para julgamento do incidente.

CNTC e Conalis

A questão está sendo analisada no âmbito de um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) no Tribunal, visando estabelecer critérios claros e objetivos para que os trabalhadores possam exercer esse direito de maneira simples e eficaz. As audiências foram presididas pelo ministro Caputo Bastos, relator do caso. A CNTC apresentou os seus argumentos, quando destacou a defesa da soberania das assembleias de trabalhadores como foro legítimo para decidir sobre a Contribuição Assistencial. A Nota Técnica da Conalis, que defende a autonomia coletiva nas relações de trabalho, também foi sublinhada. Essa autonomia abrange a soberania das decisões tomadas nas assembleias e convenções coletivas de trabalho, incluindo a questão da contribuição assistencial.

Parâmetros defendidos:

1) Garantia de ampla participação dos trabalhadores nas assembleias.

2) A obrigação dos Sindicatos em divulgar informações e facilitar o acesso dos trabalhadores.

3) A fixação de um percentual máximo para a contribuição, de modo a evitar cobranças abusivas e respeitar as condições econômicas da categoria.

Motta

O presidente Luiz Carlos Motta diz: “É preciso resolver os conflitos que se apresentam em torno da Contribuição Assistencial. Em 2023, o STF confirmou a legalidade do seu desconto para toda a categoria, mas não estabeleceu critérios para o direito de oposição. As audiências são bem-vindas para resolver conflitos”.

Fonte: Fecomerciários
Fale Conosco
Para tirar suas dúvidas, preencha os campos e clique no botão ENVIAR. Logo responderemos suas dúvidas.
Sede Catanduva
Endereço
Rua Recife, 1007 - Centro - Catanduva - SP - 15.801-260
Telefone
(17) 3531 6777 - (17) 9 9633-0586
Whatsapp E-mail
secretaria@sincomeriarioscat.com.br
Horário de Funcionamento
Seg a Sex - 8h30 - 17h30
Subsede - Novo Horizonte
Endereço
Rua Trajano Machado, 404 - Centro - Novo Horizonte - SP - 14.960-064
Telefone
(17) 3543-2251
E-mail
nh@sincomerciarioscat.com.br
Horário de Funcionamento
Seg a Sex - 8h30 - 17h30