Os locais para comerciários e práticos de farmácia se alimentarem nas empresas também exigem atenção especial para prevenir o contágio do novo Coronavírus. Devem ser tomados os seguintes cuidados na hora de manusear e consumir marmitas, lanches ou entregas delivery, entre outros:
1) Higienizar as mãos e os pulsos.
2) É responsabilidade das empresas limpar copa e cozinha.
3) As empresas devem manter bancadas, pias, mesas, louças e demais utensílios sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos.
4) Geladeiras, freezers, fornos, fogão e demais eletrodomésticos, assim como paredes, chão e teto, devem ser higienizados com água, sabão ou água sanitária.
5) Remover dos vegetais as folhas externas e danificadas.
6) Lavar os vegetais não folhosos e as frutas consumidas com a casca. Use água abundante e deixa-los em imersão por 15 minutos em uma solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água). Lavá-los com água corrente novamente.
7) Utilizar produtos a base de cloro para lavar vegetais.
8) Para fins culinários o vinagre não tem efeito sanitizante.
9) A passagem dos alimentos pelo calor, como cozimento e fritura, quando feitos corretamente, elimina os vírus.
10) Evitar a contaminação depois do aquecimento, principalmente se o alimento não for aquecido novamente, antes de ser consumido.
11) Não deixar alimentos cozidos em contato com os crus para evitar a chamada contaminação cruzada.
12) Talher bem higienizado ou descartável é a opção mais adequada. Caso for comer com as mãos, assegure-se de que foram corretamente higienizadas. Fonte: Omint
Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários, diz: “Todo ambiente de trabalho requer critérios para barrar a pandemia. Locais para alimentação têm de estar bem higienizados”.