
Os cerca de 350 participantes do 29º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo aprovaram por unanimidade as seis deliberações no evento, realizado hoje, 12, no Complexo Eco, mantido pela Fecomerciários na Estância Turística de Avaré, que irão nortear as lutas comerciárias em todo o Estado. São elas:
1 - Que as reflexões constatadas neste Congresso sejam transformadas em ações efetivas pelos 72 Sindicatos Filiados à Federação para que a manutenção da Saúde Mental dos comerciários e dos práticos de farmácia paulistas seja prioridade, inclusive com garantias consagradas nas Convenções Coletivas de Trabalho.
2 - Que as Convenções Coletivas de Trabalho e os Acordos contem com cláusulas específicas que protejam a Saúde Mental das trabalhadoras e dos trabalhadores dos impactos das mudanças climáticas no ambiente de trabalho.
3 - Que as nove Regionais da Federação incrementem os debates a fim de contribuírem com a apresentação de propostas para a Redução da Jornada Semanal de Trabalho, Sem Redução Salarial e Sem Horas Extras, com vistas à preservação da Saúde Mental dos comerciários e dos práticos de farmácia.
4 - Que a Redução da Jornada Semanal de Trabalho englobe todas as formas de contratação, como em plataformas digitais, com a criação de condições de trabalho dignas.
5 - Que os Sindicatos e as empresas reforcem em suas bases territoriais a importância de vencer preconceitos, estigmas e discriminações diante das chamadas doenças mentais nos locais de trabalho e, juntos, oferecerem condições de tratamento.
6 - Que o sindicalismo comerciário paulista reforce os acompanhamentos unitários no Congresso Nacional junto aos trâmites das matérias relacionadas à Redução da Jornada Semanal de Trabalho na Casa.
Motta
“As deliberações aqui aprovadas vão nortear os dirigentes sindicais comerciários paulistas em toda a base. Foi um dia especial para os participantes que acompanharam um dia de muito aprendizado e interação”.